top of page

Ano B – 2º DOMINGO DO ADVENTO - A PREPARAÇÃO IMEDIATA


A Liturgia deste domingo nos convida à preparação imediata para a vinda do Senhor. Se o Reino está próximo, é necessário preparar os seus caminhos. Devemos ver a salvação de Deus, cobrir-nos com o manto da justiça e revestir-nos do esplendor da glória do Senhor. É um itinerário de conversão, eliminando os caminhos tortuosos e acidentados do pecado, para que se realizem os projetos de Deus que entra na nossa história com o nascimento humano do Seu Filho. Como a Sagrada Escritura nos convida a viver este evento redentor? Vejamos:

O profeta Baruc (5, 1-9) anuncia que as colinas eternas serão rebaixadas, ou seja, as diferenças injustas serão eliminadas. Pela idolatria, o povo de Deus passou a conviver com o erro, abandonando a justiça. O profeta estimula a cidade-mãe, Jerusalém, a tirar o luto porque Deus atendeu às suas súplicas. É um discurso de consolação. O esplendor da justiça voltará para o povo arrependido e todos estarão reunidos para celebrar a reconciliação. É a imagem do Advento d’Aquele cujo nome é “Paz da justiça”, “Glória do culto a Deus”. Deus se lembrou de nós e nos envia Seu Filho que está perto. Advento é um caminho de preparação, de desprendimento, de reconciliação para celebrar o nascimento do Salvador. É tempo curto, mas intenso.

O Apóstolo adverte sobre o dia quando vier o Senhor (Fl 1, 4-6.8-11) a passa a dar graças a Deus pela unidade e comunhão da comunidade filipense em um só evangelho. Exorta para o crescimento permanente da fé, discernindo a verdade do erro, porque em Cristo não há erro. A justiça e a verdade produzem frutos que vêm de Cristo. É um tema muito apropriado para o Advento: a participação na vida missionária. A perseverança dos filipenses é motivo testemunhal de que o evangelho frutifica na comunidade e a obra de Cristo permanece. Ficam claras duas oportunidades de fé dos filipenses: a perseverança e a solidariedade. O nosso Advento é também tempo de espera perseverante e caridade, para que o amor cresça sempre mais. Esse é o dinamismo do Advento: espera concreta do dia do Senhor.

O evangelista Lucas nos traz o tema da preparação do caminho do Senhor (Lc 3, 1-6). Lucas, como bom historiador, lembra muitos fatos históricos do Império Romano para inserir o momento da vinda do Salvador, que não é invenção, mas fato real. O precursor, João Batista, pregava intensamente sobre a vinda eminente de Jesus. Lembra Isaias que profetizara a respeito desse evento histórico: “Voz que clama no deserto, preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele. [...] E todos verão a salvação que vem de Deus”. É um anúncio atual que hoje brada em nosso coração.

Esse tempo do Advento nos diz onde está o caminho que deve ser preparado: o relacionamento familiar, o ambiente da casa que precisa do perdão, o diálogo entre as famílias que dever ser marcado pela mansidão, a convivência com os vizinhos que precisa ser mais tolerante, a vida na Igreja que necessita de humildade, de obediência, de serviço, da unidade. Advento é preparação para o encontro com o Filho de Deus.

 
 
 

Comentários


Últimas Postagens
Arquivos
bottom of page