top of page

Ano C – DOMINGO DA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR - RETIRARAM O SENHOR DO SEPULCRO


Hoje a liturgia nos coloca o ponto alto da nossa vocação: ressuscitar com o Cristo. A Ressurreição é a consumação da nossa missão em Cristo. Se não ressuscitarmos em Cristo, traímos todos o plano de Deus quando nos criou com sua imagem e semelhança. São Paulo nos ensina que, se Cristo não ressuscitou, ilusória é a nossa fé e somos os mais dignos de compaixão de todos os homens (cf. 1Cor 15,17.19).

A ressurreição é tirar a alma do poder do pecado, é derrotar o demônio. É tirar os filhos de Deus de sua miséria e dar-lhe a glória com o triunfo sobre o maligno. As mulheres anunciaram que tiraram o Senhor do sepulcro. O Senhor foi tirado do mundo da mentira, do mundo do fracasso, do mundo da corrupção. A sua missão se cumpre, plenamente, como o Pai prometera em Gn 3,15: a descendência da mulher lhe esmagará a cabeça.

São Lucas, em At 10, 34a. 37-46, recorda à primeira comunidade de cristãos os fartos históricos de Jesus até á sua ressurreição. Assumindo a condição humana, vivendo com homem e entre os homens, porém, ungido pelo Espirito Santo, dotado de todo o poder, restabelecendo a dignidade humana a seus irmãos, e como prêmio, o crucificaram. Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, colocando-se visível entre os seus. Nessa aparição é-nos confirmada a missão apostólica de anunciar e testemunhar a sua ressurreição.

Enquanto São Paulo exorta os colossenses (3, 1-4) a pensarem nas coisas do alto, onde Cristo reina plenamente junto com o Pai. A nossa vida está escondida em Cristo e se manifestará em sua vida. As coisas do mundo não nos levam ao Pai, elas são daqui e aqui ficarão. A felicidade eterna, o Reino de Deus, é conquistado na cruz e os bens terrenos desaparecerão como a matéria humana desaparecerá como comida dos vermes. Cristo é a nossa vida, uma verdade que subsiste no testemunho e não apenas nas palavras.

É por isso que toda a comunidade dos discípulos esperara, ansiosamente, pela manhã do domingo, o primeiro dia da semana. Mal terminou e preceito pascal, as mulheres já estavam à porta do sepulcro e não encontram o corpo do Mestre (Jo 20, 1-9). Sem saberem o que fazer, vão à Igreja: Simão Pedro e o outro discípulo que Jesus amava: Retiraram o Senhor do sepulcro. Juntos correm ao sepulcro, mas João, tendo chegado antes, mas obediente à hierarquia, o chefe da Igreja, aguarda Simão para adentrarem juntos. O relato joanino deixa claro de que nada fora violado. A ressurreição de Cristo Jesus é fato histórico e Ele está vivo entre nós.

Cristo ensinou-nos, com seu testemunho e palavras, com conquistar a vida eterna. Se quisermos ser merecedores desde presente, precisamos seguir seus passos, pisando suas pecadas, vivendo sua Boa Nova, levando-a a todos, sem distinção, carregando sua cruz para ressuscitar com Ele. O sepulcro foi aberto para nos dizer que ali não é nossa morada.

Uma santa e duradoura Páscoa para todos, pois Cristo ressuscitou realmente!

 
 
 

Comentários


Últimas Postagens
Arquivos
bottom of page